sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

O QUE É PORTFÓLIO?


♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

É uma técnica inovadora, de avaliar o progresso das crianças através de um conjunto de procedimentos contínuo, são instrumentos de estimulação do pensamento reflexivo.
Essa técnica, pode-se dizer que é uma avaliação contínua mais autêntica, objetiva e compreensiva, permitindo acompanhar todos os processos de aprendizagem.
Resumindo PORTFÓLIO não é um deposito de trabalhos “organizados”é sim um suporte para podermos observar e respeitar o ritmo e auxiliando e dialogando com as crianças sendo um ser singular.

♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥


Assumimos então uma estratégia conjunta de reflexão, ação e avaliação:

1-Reflexão(ões) crítica(s) individualizada acerca do grau de participação nos projetos de ação-intervenção com objetivos previamente formulados.
2-Participação dos pais.
3-Reflexão crítica do processo de desenvolvimento do projeto e suas limitações.
4-
Produtos em suportes áudio, vídeo.
5-Reflexões final: auto avaliação da participação no processo de avaliação.

♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥



CRITÉRIOS DO PORTFÓLIO:

1-Registra idéias, experiências e opiniões acerca do processo de formação.

Registar e refletir de forma sistemática as suas idéias, motivações, opiniões, propósitos, registrar todas as considerações de ordem crítica que considerar pertinentes.

FICHA AVALIATIVA:
CRITÉRIOS USADOS PARA AVALIAÇÃO:

NÍVEL I:Satisfaz: Revela intenções claras ,mostra curiosidade e persistência.
Nível II: Não satisfaz: com algumas dificuldades em concretizar suas idéias.

2-Desenvolve idéias através de experimentação, exploração e avaliação.

FICHA AVALIATIVA:
CRITÉRIOS USADOS PARA AVALIAÇÃO:

Mostra que é capaz de explorar ideias de várias formas, através de experimentação de possibilidades, conseguindo encontrar várias possibilidades novas.

NÍVEL I :Satisfaz: Seleciona, analisa e interpreta criticamente.
Nível II: Não satisfaz: Mostra algum interesse na descoberta, mas limita na organização da informação.

3-Revela capacidades de análise crítica dos produtos elaborados.

Consegue avaliar os mesmos e (re)adequá-los à prática educativa.

4-Analisa criteriosamente os materiais produzidos.

Coerência entre o todo e as partes, em termos do processo global;
Coerência entre o discurso de reflexão crítica (anteriori-posteriori);
Avaliação global do seu trabalho em si.

FICHA AVALIATIVA:
CRITÉRIOS USADOS PARA AVALIAÇÃO:

NÍVEL I :Satisfaz: utiliza problemas pré estabelecidos fazendo sempre uma auto reflexão.
Nível II: Não satisfaz: explicita vagamente os problemas pré estabelecidos, limita-se apenas em repetir.

5-Avalia o portfólio como um todo. Esta parte será feita após a conclusão do portfólio, tentando responder a questões como:

- Forma de desenvolvimento do projeto;

FICHA AVALIATIVA:
CRITÉRIOS USADOS PARA AVALIAÇÃO:

NÍVEL I: Satisfaz: o resultado foi selecionado criteriosamente demonstrando assim compreenção.
Nível II: Não satisfaz: o resultado final revelam baixa capacidade técnica do domínio da linguagem escrita.

6-Avalia o resultado como um todo:

FICHA AVALIATIVA:

CRITÉRIOS USADOS PARA AVALIAÇÃO:

NÍVEL I: Satisfaz: Analisa o progresso ocorrido referindo as intenções e fontes.
Nível II: Não satisfaz: Utiliza critérios de avaliação, não fundamenta a qualidade do seu trabalho nem a forma como desenvolveu.

♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

A MESMA FICHA SERÁ TRABALHADA NO MÍNIMO TRÊS VEZES POR ANO

“FICHAS DE AVALIAÇÃO 4 ANOS”

"Esta ficha varia de acoro com a sua classe"


ÁREA DE CONHECIMENTO: LINGUAGEM ESCRITA.
(ESCRITA DO NOME)

ESCRITA DO NOME SEM APOIO. ESCRITA DO NOME COM APOIO

LEITURA DO ALFABETO.

A B C D E F G H J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

ESCRITA DO ALFABETO.LETRAS QUE EU JÁ SEI ESCREVER.


ÁREA DE CONHECIMENTO: ARTES
(FIGURA HUMANA)

DESENHE A MAMÃE. COMPLETAR UMA FIGURA HUMANA


ÁREA DE CONHECIMENTO: RACIOCÍNIO LÓGICO

DITADO CÓPIA DE NÚMEROS.

1-2-3-4-5-6-7-8-9-10

COMPLETE COM OS NÚMEROS QUE ESTÃO FALTANDO.
1- -3-4-5- -7- - 9-10


ÁREA DE CONHECIMENTO: ARTES”CORES”

COLAR QUADRADINHOS COM AS CORES PRIMÁRIAS E PEDIR PARA DIZER AS CORES.

♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

AMANHÃ ESTAREMOS TODOS EM SALA DE AULA FAZENDO SEMPRE O MELHOR SUPERANDO TODO OS DESAFIOS TENDO COMO META O MEU "ALUNO" REFLEXÃO

“Daqui a cem anos, não importará o tipo de carro que eu conduzi, o tipo de casa em que morei, quanto dinheiro tinha depositado no banco, nem que roupas vesti. Mas o mundo pode ser um pouco melhor porque eu fui importante na vida de uma criança...” (anônimo)


Nenhum comentário: